A sociedade onde se encontravam
Chicó e João Grilo era marcada por um regime econômico atrasado. Nela existe
uma classe de comerciantes pequena, uma classe de donos de terra que detém o
poder, um grupo religioso católico que serve de referência moral àquela
sociedade, um grupo militar que possui uma autoridade forte, e uma população
pobre que fica dependente dos trabalhos oferecidos por esses grupos.
Nas
relações econômicas de classes vemos a situação dos dois empregados da padaria,
Chicó e João Grilo, eles tinham que fazer não apenas os serviços da padaria,
mas outros que fossem pedidos pelos patrões, não havia uma relação
empregado-empregador formal, as condições eram semelhantes à escravidão
colonial, onde o escravo fazia todo tipo de serviço que lhe fosse pedido. Os
empregados saíam e davam recados, resolviam as coisas pessoais dos patrões,
etc. Além disso, recebiam salários muito baixos, a cachorro da família tinha
uma vida melhor que a dos empregados. Numa outra situação vemos mais uma vez as
relações de trabalho se dá nas formas antigas, quando Chicó pede um trabalho na
fazendo do Major Antônio Morais, é lhe feito um desafio onde ele pode perder um
pedaço de couro das costas. A situação é tão gritante que ele aceita. Isso
mostra essa relação em que o empregador seja a agir como se fosse proprietário
do empregado.
A
Igreja foi desmoralizada nesse filme, nele vemos a corrupção, a desobediência
de regras canônicas por motivos econômicos e de poder. A cachorra enterrada e
benzida em latim, a briga dos clérigos pelo dinheiro. A submissão da Igreja ao
poder do latifúndio, a forma como se comportam diante da força do cangaço, tudo
isso é uma forma de mostrar como a Igreja é corrompida.
Vemos
a situação dos homens depois da morte, uma subversão de valores bíblicos, Jesus
em pele negra, Maria que era uma autoridade maior que a de Deus. Os crimes que
não tinham tanta importância na hora do julgamento. Parecia uma interpretação
gnóstica da religião, onde os Espirito Santo é a mão de Deus, já que João Grilo
disse que ia chamar uma pessoa que estava mais perto de nós, e Jesus disse que
deixaria o Espirito Santo com os homens, ou seja, isso é a interpretação
gnóstica de que a terceira pessoa da trindade é na verdade a primeira e á a mãe
de deus, sendo sua superior. Vemos ainda a relação entre bem e mal, onde os
homens são maus mais não são culpados pelos crimes. No gnosticismo o mau nasce
em Deus.
A
relação homem mulher na sociedade mostrou de forma sutil, que o dito machista e
cabra da peste do nordeste é submisso ao poder matriarcal, o padeiro era totalmente
submisso à sua mulher, era traído por essa e acreditava em tudo o que ela
dizia. Se na rua era valente em casa era submisso. Vimos ainda que ela exigia
dos homens esse estereótipo, queria homens valentes. A filha do coronel também
cativou todos os valentes, os fez lhe dar presentes e ainda tinha autoridade
sobre eles, pois eles tiveram que comprar o que ela pediu no parque, e ainda
tiveram que ir a um duelo que era um suposto desejo dela.
Percebemos
a situação onde os casamentos são arranjados, mas onde o homem não o
privilegiado como contam os livros, pois dele é cobrado diploma terras,
sucesso, etc. A mulher terá que casar com quem não deseja, mas isso não é
diferente no homem, ele não casa com quem quer e ainda assim é lhe exigido
várias habilidades. O dote também é apresentado, onde o pai tem obrigação de
garantir que sua filha esteja segura na casa de outro homem, então concede a
esse homem dinheiro para que ele possa dar a mesma vida que o pai dava no
passado a ela.
As relações são diversas no filme,
poderia se enumerar várias, mas paro por aqui, poderia se escrever um livro com
uma análise desse filme.
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