Pesquisar este blog

domingo, 11 de janeiro de 2015

RESENHA DO TEXTO REPÚBLICA-MULHER: ENTRE MARIA E MARIANNE



                A imagem da república era associada a de uma mulher. Essa influência se dá devido à valorização dos positivistas quanto ao antigo Império Romano, onde a imagem da república também era associada a mulher. De fato, o lema dos positivistas era essencialmente de substantivos femininos, que eram a república, a nação, a revolução e humanidade. Não havia nenhuma contradição em fazer usos de imagens femininas que representassem essas palavras. Havia outro fator, as mulheres tinham contribuído consideravelmente com o processo revolucionário da França. Assim, esse movimento recebe o nome de Marianismo, devido ao nome Marianne que é o mais popular entre as mulheres.
                Vemos na pinturas e esculturas essa valorização da mulher. Segundo o autor isso também pode se dar ao fato de a monarquia ser representada por um homem, mas penso que aí já é foça a barra. Dou mais crédito aos valores greco-romanos dos positivistas já que esses são filhos da Razão e do Iluminismo.  Além disso, houveram rainhas de destaque na França. Pntores como Delacroix, Damier e o escultor Rudé, fizeram ótimas representações da mulher no processo de revolução. Na de Delacroix vemos uma mulher de seus nus levando a bandeira tricolor da França, com um barrete frígio, bastante semelhante a imagens da república romana. A mulher nesse sentido tem como função representar a liberdade -  nos Estados Unidos e liberdade é presentada por uma estátua de uma mulher. 
                No Brasil, o marianismo entrou em conflito com o mariolismo, era uma tentativa de tentar derrubar a influência da igreja no processo. Essa por sua vez fez de tudo para que o novo regime desse um lugar ao sol a instituição.
                No Brasil a república também é representada pela imagem de uma mulher. Para o autor esse fato pode ter se dado devido às contradições aos patriarcalismo brasileiro e a imagem do imperador. A sucessão do trono seria dado à uma mulher o que pode ter influenciado, ou mesmo a escolha da sucessão tenha se dado já se pensando nisso. De fato, muitos pintores ignoraram a representação da mulher com exceção de Décio Villares.
                Essa influência da imagem da mulher no Brasil era mais por motivos de identidade ideológica com o positivismo do que aos fatos reais da França onde as mulheres tiveram destaque na luta. O próprio Comte via a questão do altruísmo como necessário como para a evolução da humanidade, desse modo, a mulher vista como altruísta era essencial que fosse representada. Comte também falava da importância das mães e procriação, além disso queria que a imagem da sua mulher a Clotilde fosse representada.
                Assim, aqui se resolve demonstrar a mulher como representação desse novo regime por mera conveniência, ela representava mais a humanidade do que os outros substantivos, na verdade ela ficava migando de um substantivo a outro. Os seis eram sempre bem representados como queria o próprio Comte.
                Não havia nenhuma menção as mulheres do povo, ou seja, às índias e às negras, apenas as mulheres brancas da elite.
                Depois que houve o processo revolucionário não pararam de surgir críticas à república. Os jornais por meio das caricaturas faziam diversas críticas, para isso usavam a imagem da mulher tal qual fizeram os positivista. Porém agora eles usam de imagens de mulheres velhas mostrando a fraqueza e incompatibilidade da república, outras vezes faziam caricaturas de prostitutas para fazerem críticas à corrupção e outros questões da política. Outras vezes mostravam mulheres de peitos extremamente fartos para dizer que ela só alimentava os políticos.
                Essa imagens não eram uma forma de denegrir a mulher, mas sim de denegrir a república, ou de fazer críticas a forma como ela estavam sendo geridas. Mostra uma mulher velha é uma tentativa de dizer que esse modelo não serve, uma prostituta, demonstra que na república tem muita corrupção. As prostitutas em sua maioria eram contra a república, tal associação talvez as causassem repúdio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário